Menu

20 de nov. de 2010

Como se forma a cárie





As bactérias que se encontram normalmente na nossa boca transformam os restos de alguns alimentos nos dentes em ácidos; tais ácidos, formados por um processo de fermentação, atacam o esmalte do dente (a parte branca) corroendo-o e provocando a cárie e a inflamação da gengiva.   



Os sintomas   

No início a cárie não causa dor porque só atinge o esmalte, que é a camada mais dura e menos sensível do dente; se não é tratada, a cárie avança em direção à dentina, camada mais profunda e sensível à dor; posteriormente, avança até à região do nervo do dente, causando a inflamação do mesmo (pulpite) e intensa dor. Caso o tratamento adequado não seja realizado : poderão surgir abcessos dentários (bolsas de pús) e lesões ósseas.   

Como evitar a cárie  

-Escovar os dentes usando pastas dentais com flúor após as refeições   

-Escovar os dentes com a técnica correta, pois além de limpar os dentes, massageia-se a gengiva; assim ter-se-há dentes e gengivas saudáveis   

-Usar o fio dental após as refeições e principalmente antes de dormir; o fio dental remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais onde a escova não chega   
-Evitar o consumo frequente de bebidas ou alimentos açucarados, principalmente aqueles que agridem os dentes; se o consumo excessivo de açúcar não pode ser evitado, procurar fazê-lo logo após as refeições, escovando os dentes logo de imediato.   
-Comer alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete, e verduras em geral; eles são considerados "detergentes" naturais pois estimulam mais a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca.   


Consulte seu dentista pelo menos 1 vez ao ano; ele poderá detectar inícios de cáries e dar orientações quanto às técnicas de escovação, uso de flúor, etc. 




COPYRIGHT © ODONTO S&C 
PROIBIDA COPIA PARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares